O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Santos Futebol Clube por conta dos ocorridos na Vila Belmiro no clássico contra o Corinthians em 21 de junho. O clube recebeu a condenação de oito partidas sem mando de campo, além de uma multa de R$ 80 mil reais.
A comissão disciplinar do STJD entende que o Santos já cumpriu uma partida referente a punição, no jogo contra o Flamengo pelo Campeonato brasileiro. No próximo domingo (9) a partida contra o Goiás será mantida na Vila Belmiro, por falta de tempo hábil para alteração do local.
Para este julgando o STJD teve embasamento nos parágrafos I e III artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir”. Eduardo Mello, relator do caso explicou que o pedido pela perda de campo, se deu as possíveis manifestações da torcida santista na partida contra o Flamengo, quando o próprio STJD já havia suspendido a presença da torcida no estádio.
O relator ainda informa que o Santos tentou se prevenir, porém não obteve sucesso. O clube perde oito jogos longe de seu estádio e sem a sua torcida, podendo recorrer da decisão.