
Imagem: Reprodução/Twitter @MotoGP
Alex Marquez foi o vencedor da corrida Sprint no GP da Malásia. O espanhol da Gresini Racing demonstrou ritmo intenso e superou os líderes do campeonato para ficar com a vitória.
Como foi a corrida?
As motos da Ducati dominaram o treino classificatório e ocuparam as seis primeiras posições do grid, com Pecco Bagnaia largando na pole e o vice-líder do campeonato, Jorge Martín, em segundo. Enea Bastianini, da Ducati, completou a primeira fila.
Na largada, Pecco conseguiu manter a liderança, enquanto Alex Marquez, que largou em quarto, pulou para a segunda posição. Martín não conseguiu largar bem e caiu para a quarta posição, atrás de Bastianini.
Inicialmente, Martín não conseguiu acompanhar o ritmo de Pecco e Marquez e acabou ficando um pouco para trás no início da prova, mas por outro lado, Marquez demonstrava ter um ritmo muito mais forte que o líder do campeonato. Na segunda volta, Marquez tentou a manobra para ultrapassar Pecco, mas acabou espalhando no meio da curva. Com isso, passou a sofrer pressão de Martín.
Na terceira volta, Martín e Alex batalhavam pela segunda posição, enquanto Pecco abriu seis décimos de vantagem na liderança. Alex conseguiu manter a posição e passou a caçar Pecco novamente e no sexto giro da prova, assumiu a liderança. Pecco teve uma evidente queda de rendimento, já que na mesma volta também perdeu a posição para Martín e passou a ser o terceiro colocado.
Após isso, Alex Marquez disparou na liderança e chegou a abrir 1,5 segundos de vantagem para Martín. Em nenhum momento a sua liderança esteve ameaçada pelo piloto da PRAMAC. Além de não conseguir acompanhar o ritmo de Martín, Pecco passou a sofrer com a perseguição de seu companheiro de equipe, Enea Bastianini, que pode ter optado pelo jogo de equipe e não ultrapassou Pecco mesmo sendo nitidamente mais rápido.
No fim, Alex Marquez venceu com vantagem confortável, Jorge Martín foi o segundo e Pecco Bagnaia completou o pódio. Fecharam os nove primeiros colocados: Enea Bastianini, Brad Binder, Jack Miller, Marco Bezzecchi, Johann Zarco e Luca Marini.
Como ficou o campeonato?
Com os resultados da Sprint de sábado, a vantagem de Bagnaia na liderança caiu para 11 pontos. O piloto italiano foi a 396 pontos, enquanto Jorge Martín chegou a 385.
A corrida principal do GP da Malásia acontece neste domingo, às 4h.