Neste domingo (5) Lando Norris (McLaren) conquistou sua primeira vitória na categoria. Correndo na equipe desde 2019, Norris conta com 15 pódios na carreira e 109 GPs disputados pela equipe britânica.
Verstappen larga bem e assume a liderança
Ao conquistar a pole position no sábado, era esperado que Max Verstappen (Red Bull Racing) conquistasse também a vitória. O tricampeão mundial fez uma largada perfeita, com o P2 – Charles Leclerc (Ferrari) – logo atrás. Ainda na largada, Sergio Perez (Red Bull Racing) se atrapalhou com os freios de seu carro e quase colidiu com Verstappen.
O caos na largada fez com Oscar Piastri (McLaren) ganhasse seis posições, e com um um ótimo ritmo de corrida ele foi capaz de caçar a segunda posição de Leclerc.
McLaren x Ferrari
A corrida de Miami teve grandes momentos, a maioria deles resultando da briga entre a McLaren de Oscar Piastri e as duas Ferraris. Primeiro, o jovem australiano caçou a segunda posição de Charles Leclerc, ultrapassando o monegasco ainda na quarta volta, Leclerc tentou dar o troco e retomar a posição, mas não conseguiu.
Em uma das voltas o companheiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz – que naquele momento estava em P4, atrás de Leclerc – mencionou que tinha mais ritmo de corrida que seu companheiro, mas desta vez os pilotos da Ferrari não disputaram posições.
Na reta final da corrida, enquanto Lando Norris liderava, Piastri brigava com Sainz, ainda pela quarta posição. A briga durou até a volta 40, quando, depois de defender as investidas de Sainz de forma espetacular, os pilotos da McLaren e Ferrari se tocaram em pista e Piastri acabou tendo que ir para o box substituir a asa dianteira.
Verstappen comete um erro
Um erro cometido por Max Verstappen acabou custando uma eventual vitória, ele acabou batendo em um cone, reclamando de possíveis danos na asa dianteira. O incidente acabou trazendo o safety car virtual, Verstappen também reclamou da aderência do carro nas voltas que se seguiram.
A má performance da Red Bull de Verstappen acabou sendo crucial para a vitória de Norris, mesmo depois de todos os esforços do tricampeão, o carro pareceu não corresponder com as expectativas.
Norris lidera e vence!
Lando Norris começou o GP de Miami com altas expectativas na forma de um pacote de atualizações em sua McLaren, nas primeiras voltas ele demonstrou um ritmo muito bom, chegando até a se aproximar de Sergio Perez e quase disputar uma posição.
O jogo acabou virando para Norris quando na volta 28, uma colisão entre Logan Sargeant (Williams) e Kevin Magnussen (Haas) acabou trazendo o safety car para a pista. Sargeant acabou tendo que abandonar a prova, e Magnussen recebeu uma punição de +10 segundos.
Norris aproveitou a oportunidade e foi para os boxes, saindo na liderança da prova, onde se manteve até o fim. Quando o Safety car saiu da pista, Norris manteve uma distância segura de Verstappen que estava em P2, virando o melhor tempo da corrida várias vezes. No fim, a distância entre Norris e Verstappen era de mais de sete segundos.
Piloto do dia
A disputa de piloto do dia ficou entre Lewis Hamilton (Mercedes) por uma ótima corrida de recuperação, Oscar Piastri (McLaren) por seus esforços durante toda a corrida que só foi atrapalhada depois de um acidente com Carlos Sainz. Mas no fim, por uma performance impressionante, Lando Norris ficou com o título de piloto do dia.
Top 10
1º – Lando Norris | McLaren Racing
2º – Max Verstappen | Red Bull Racing
3º – Charles Leclerc | Ferrari
4º – Carlos Sainz Jr. | Ferrari
5º – Sergio Perez | Red Bull Racing
6º – Lewis Hamilton | Mercedes
7º – Yuki Tsunoda | RB Honda
8º – George Russell | Mercedes
9º – Fernando Alonso | Aston Martin
10º – Esteban Ocon | Alpine
Próxima parada, Emilia – Romagna!
A fórmula 1 retorna para a sétima etapa do campeonato de 2024 entre os dias 17 e 19 de maio para o GP da Emilia – Romagna, em ímola, às 10h BRT.